Notícias

Confira aqui todas as notícias sobre as atividades da Câmara de Esteio.

22/07/2011 - Câmara participa da inauguração do ambulatório de especialidades da Fundação São Camilo

Câmara participa da inauguração do ambulatório de especialidades da Fundação São Camilo

 

O presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB), além dos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Michele Pereira (PT),  Jane Battistello (PDT), Therezinha Heller (PPS) e Tânia Marli Rodrigues (PTB), participaram, na manhã desta sexta-feira (22) da inauguração do ambulatório de especialidades da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio. No evento, estiveram presentes funcionários do hospital, o secretário municipal da Saúde, José Antonio Silveira, o prefeito, Gilmar Rinaldi, o vice, Fladimir Costella (o Costelinha) e o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, além de outras autoridades. 

O presidente da Câmara destacou a importância do centro  de especialidades. “Hoje a comunidade recebe mais uma benfeitoria que vai fazer diferença na vida de quem precisa do SUS. Este é um passo importante para a qualificação da saúde na nossa cidade”, disse.  Segundo Gilmar Rinaldi, o ambulatório contempla uma demanda antiga da comunidade, além de contribuir para o desafogamento das emergências de alguns hospitais de Porto Alegre, atendendo pacientes de São Sebastião, Portão e Alvorada.

O secretário Simoni comentou sobre a importância do investimento: “o Rio Grande é o estado que menos investe em saúde, mas o governo está empenhado em mudar essa realidade. Um dos nossos focos é a descentralização dos serviços, a fim de qualificar o sistema, mas para isso também é preciso descentralizar os recursos”. Ele ainda acrescentou que é fundamental que o Vale do Sinos tenha uma rede de atendimento eficaz e bem distribuída e Esteio já se integra nesse processo. Após a solenidade, uma comitiva composta pelas autoridades presentes visitaram alguns setores do hospital, como o refeitório e a hemodiálise.

O ambulatório

O local, que compreende uma área de 128m², na ala nova da instituição terá consultórios e salas para procedimentos de urologia, oftalmologia e realização de exames como endoscopia. O ambulatório atende junto ao Hospital São Camilo (Rua Castro Alves, 948, no Bairro Tamandaré). Para ser atendido por um especialista, antes é preciso passar por uma unidade de saúde do município. Lá, o médico vai encaminhar o paciente, que marcará o atendimento na SMS (Hener de Souza Nunes, 109, Térreo).

Por Sâmela Lauz - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 


Mais fotos

Câmara participa da inauguração do ambulatório de especialidades da Fundação São Camilo
Câmara participa da inauguração do ambulatório de especialidades da Fundação São Camilo

26/07/2011 - Esteio: Plano de emergência para sinistros será apresentado em reunião de trabalho amanhã

A construção de um documento visando orientar os esteienses em casos de sinistro, tais como explosões,  contaminação do ar e cheias, especialmente do Arroio Sapucaia e Guajuviras, inicia-se amanhã, 27, às 15 horas, no Plenário, através da Comissão de Urbanização Transporte e Habitação, Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Esteio. A ideia da primeira reunião de trabalho depois da audiência pública realizada na última semana com empresas  locais e vizinhas à Esteio, conforme o presidente da Comissão, Leonardo Dahmer (PT), é que a comunidade tenha acesso urgente às informações em caso de acidentes, especialmente da Refinaria Alberto Pasqualini, instalada em Canoas. "A orientação à população será uma síntese dos procedimentos de segurança adotados pela empresas prividas e poder público", explica. O presidente da Comissão destaca, ainda, que dentro de dois meses a Câmara de Vereadores deverá realizar outra audiência pública para apresentar o documento à comunidade.

 

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

27/07/2011 - Vereadores sugerem encontros entre comunidades e Defesa Civil para difusão do Plano de Emergência

Vereadores sugerem encontros entre comunidades e Defesa Civil para difusão do Plano de Emergência
Os vereadores Leonardo Dahmer (PT), Jaime da Rosa (PSB) e Jane Battistello (PDT), que integram a Comissão de Urbanização, se reuniram na tarde desta quarta-feira (27) com o comandante da Guarda Municipal, tenente Luiz Carlos Terra e com o comandante do Corpo de Bombeiros tenente Nelson Dalamaria. Em pauta, o Plano de Emergência do município para situações de sinistros. “As equipes da Secretaria de Obras, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal atuam em conjunto, tanto nas situações de emergência como em ações preventivas”, informou o tenente Terra. Ele comentou ainda sobre o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), que contempla Esteio, Sapucaia e as empresas da região: “no incidente em que um caminhão explodiu em frente à refinaria, por exemplo, não faltou material de combate a incêndio porque a empresa estava abastecendo o Corpo de Bombeiros”. Conforme o tenente Dalamaria, é fundamental que as pessoas estejam preparadas para receber uma informação de emergência: “às vezes, o pânico gerado causa mais problemas que o incidente em si”. Segundo ele, é importante investir em ações informativas. Dahmer sugeriu encontros entre a Defesa Civil, a Refap e as comunidades vizinhas a refinaria, a fim de esclarecer dúvidas: “é importante que a população conheça o plano interno da empresa e o do município e saiba como reagir quando for preciso”. A primeira reunião deve ocorrer ainda em agosto, com as comunidades dos bairros Navegantes, Vila Nova, Ezequiel e São José.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

28/07/2011 - Esteio: Professora destaca importância do rio para a vida da cidade

Esteio: Professora destaca importância do rio para a vida da cidade

 

A professora e educadora ambiental, Iara Pacheco, apresentou na última terça-feira, 26, a questão da educação e da gestão ambiental à Câmara de Vereadores de Esteio. Na oportunidade, Iara apresentou também o mapa Conhecendo e Dilvugando as àguas e Banhados do Meu Município, que faz traçado do percurso do Rio dos sinos, desde a nascentes em Caará.

Conforme a professora, que usou o espaço da Tribuna Popular, o trabalho na cidade já existe há dez anos e resultados se refletem no conhecimento sobre o rio que as crianças demonstram já ter. “Os jovens não só lembram de datas como também pontuam os problemas de mortandade de peixes que vieram depois de 2006. Ainda que menos peixes tenham sido afetados depois desse episódio trágico,eles sabem que morreram peixes e que foi em função da ação dos homens”, descreve.
 
A professora também está à frente do Projeto Peixe Dourado, uma parceria do Comitesinos Unisinos e prefeituras, e visa sensibilizar a população da necessidade de promover a melhoria da qualidade das águas da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. "A Refinaria Alberto Pasqualini é parceira do projeto e contribuiu com os mapas, uniformes, cursos e GPS´s que foram usados pelas 10 escolas de Esteio onde foram realizadas as atividades", destaca.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

29/07/2011 - Saúde: Câmara de Vereadores recebe relatório dos recursos do SUS

Saúde: Câmara de Vereadores recebe relatório dos recursos do SUS
A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Esteio, integrada pelos vereadores Felipe Costella (PMDB), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Jane Battistello (PDT) e Jaime da Rosa (PSB) se reuniu na tarde desta quinta-feira (28) com o secretário da Saúde, José Silveira, Marcelino Anflor, da Secretaria da Saúde e com a diretora Administrativa da Fundação de Saúde Pública São Camilo, Liege Jesus. Em pauta, o relatório de gestão da saúde referente aos recursos do Sistema Único de Saúde, relativo ao primeiro trimestre de 2011. O presidente da Comissão de Saúde, Felipe Costella, iniciou destacando que tem recebido comentários satisfatórios a respeito do atendimento prestado nos postos CAIC e Votorantim. “A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é o caminho. Não é fácil formar e estabilizar as equipes de atendimento, mas estamos num ritmo considerado bom”, destacou o secretário José Silveira. Ele ainda informou que nos bairros citados pelo vereador, cerca de 85% dos problemas de saúde da população são resolvidos sem que o paciente precise se deslocar até o posto. “As Unidades Básicas de Saúde precisam ser adaptadas para receber a ESF, mas já estamos trabalhando na questão estrutural, pois a intenção é que 50% da população esteiense seja coberta por esse tipo de serviço”, finalizou Silveira. Ainda foi levantada a questão do posto Votorantim em relação ao atendimento dos usuários que moram na divisa entre Esteio e Sapucaia que muitas vezes são encaminhados a outros lugares. A respeito, o secretário esclarece: “ o acordo que há com a Secretaria de Saúde de Sapucaia do Sul é que as crianças que procurarem atendimento no Votorantim serão recebidas, mas adultos, somente em caso de emergência”. SAMU Ainda na mesma tarde, a Comissão de Saúde se reuniu com o representante do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Laércio Kerber e com o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Nelson Delamaria, para esclarecer as atribuições do serviço no município. Também participou do encontro o vereador Ari da Center (PSB). Segundo Laércio Kerber, desde que o serviço começou, em março deste ano, foram realizados cerca de 780 atendimentos.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

29/07/2011 - Câmara e Prefeitura realizam Seminário de Direitos Humanos e Cultura de Paz amanhã

Câmara e Prefeitura realizam Seminário de Direitos Humanos e Cultura de Paz amanhã  
A advogada, ex-desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e vice-Presidente Nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família, Maria Berenice Dias, será uma das palestrantes do Seminário  de Direitos Humanos e Cultura de Paz, que vai ocorrer hoje, 29, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Esteio.  O evento,   uma parceira entre a Câmara de Vereadores e a  Prefeitura,  é de iniciativa da vereadora Michele Pereira (PT), com aprovação do Plenário. A advogada, vai abordar o tema central do seminário deste ano: a homoafetividade. A ideia, conforme os organizadores,  é  promover reflexão e debate em relação à defesa de direitos em especial a questão homoafetiva e dos Direitos Humanos. A Ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário,  presença confirmada no evento, vai falar sobre as políticas públicas de direitos humanos, direitos fundamentais e ações que a União pretende desenvolver nesta área. A palestrante: Maria Berenice Dias é ex-desembargadora e advogada especialista em Direito Homoafetivo. Escreveu diversos livros sobre o assunto e é defensora assumida da causa. É casada e tem três filhos. O que: Seminário de Direitos Humanos e Cultura de Paz Tema: Homoafetividade Palestrante: advogada e exdesemnbargadora do RS, Maria Berenice Dias Quando: dia 29 de julho, às 19 horas Onde: Câmara de Vereadores de Esteio (rua 24 de Agosto, 535, Centro-Esteio) Entrada: gratuita.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

01/08/2011 - Esteio: Seminário de Direitos Humanos debate preconceito LGBT

Esteio: Seminário de Direitos Humanos debate preconceito LGBT

A homoafetividade foi o tema debatido na noite de sexta-feira, 29, durante o segundo Seminário de Direitos Humanos e Cultura de Paz, na Câmara de Vereadores de Esteio. A palestra, uma iniciativa da Câmara e Prefeitura, ficou por conta da ex-desembargadora, Maria Berenice Dias, que também e vice-presidente do Instituto Nacional Brasileiro de Direito de Família. Para ela, o aumento da intolerância com o segmento LGBT é um dos principais fatores para o registro  de violência. A desembargadora disse que há uma tendência severa de discriminação desta minoria da população LGBT, por parte de algumas religiões, levando a condenação de invisibilidade para esta classe. "Não existem leis para atender essa minoria. Nenhum sistema assegura qualquer direito ao indivíduo LGBT", diz. Além disso, Maria Berenice Dias ainda ressalta que há, inclusive, uma omissão legislativa. " Precisam ser criadas políticas e planos em busca do respeito e de inclusão destes indivíduos, reconhecendo seus direitos. Só assim, vamos evoluir e crescer num espaço de paz", comenta.

       A secretária Adjunta da Criança e Adolescente, Márcia Ustra Soares, que representou a ministra Maria do Rosário no evento (que cancelou a agenda devido ao mau tempo), disse que é preciso buscar soluções pacíficas. "Devemos iniciar pelo respeito e tolerância ao próximo, visando acabar com as agressões", observa.

     Segundo a vereadora proponente do Seminário, Michele Pereira (PT), é necessário aprofundar os debates, visando acabar com o preconceito. "Tratamos de vida, de seres humanos. Não precisamos aceitar, mas respeitar o próximo", disse. A vereadora destacou, ainda, que sobre o tema a caminhada em busca de leis em defesa LGBT é longa.  Já a coordenadora dos Direitos Humanos de Esteio, Adiles Almada, Esteio possui políticas públicas voltadas ao segmento, incluindo a Parada Livre, que neste ano terá sua terceira edição.  O seminário teve a participação do prefeito, Gilmar Rinaldi, integrantes da Ong Amigos da diversidade, além do vereador Leonardo Dahmer (PT) e a sociedade em geral.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156 

Mais fotos

Esteio: Seminário de Direitos Humanos debate preconceito LGBT
Esteio: Seminário de Direitos Humanos debate preconceito LGBT

Rafael Figliero pede retirada de poste instalado em tubulação

 

Vereador afirma em requerimento que poste, localizado em esquina no Parque Santo Inácio, se encontra solto e pede instalação em local correto

 

Na sessão semanal realiza no último dia 28, o vereador Rafael Figliero (PTB) apresentou requerimento em que pede o envio de ofício à empresa concessionária de energia AES SUL, pedindo a  retirada de poste instalado na avenida Padre Antônio Vieira, do lado oposto ao número 255, que foi colocado dentro de tubulação. Segundo parlamentar, o equipamento se encontra solto.

Em documento, o vereador pede que poste seja retirado, reinstalado em local seguro e a tubulação seja refeita. Em votação, o requerimento foi aprovado por unanimidade.

Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14986

Edição: Terezinha Bobsin - reg pro f MTb/RS 7156

Enchentes: empresas voluntárias são reconhecidas pela Câmara de Vereadores

 

 A vereadora Michele Pereira (PT), vai encaminhar moção de parabenização à Empresa R&C Andaimes, que no dia 15 de julho, construiu uma estrutura com cobertura em frente ao prédio da Igreja São Sebastião, local que abrigava as vítimas da enchente. O pedido foi aprovado pelo Plenário em sessão do último dia 28. De acordo com a vereadora, a ampliação da área coberta oportunizou, também, o acolhimento dos animais domésticos resgatados das águas. “Reconhecemos que através deste ato solidário todos que estavam abrigados na Igreja tiveram, dentro da situação de emergência, um pouco mais de conforto”, comentou.

Também a Igreja Brasa Esteio, situada na Vila Olímpica, vai ser reconhecida, através de moção de parabenização, aprovado pelo Plenário também no dia 28, pelo vereador Rafael Figliero (PTB)Segundo o parlamentar,  a igreja disponibilizou vários seguidores para ajuda aos desabrigados das últimas enchentes com o Projeto Amor. “Parabenizamos esta comunidade que apesar de todo desconforto dos dias chuvosos, estavam sempre prontos a ajudar os mais necessitados”, explicou.

 

Por Andressa Michels - Estágio Jornal

Edição: Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

 

 

Leonardo Pascoal sugere atendimento da rede “Tudo Fácil” em Esteio

 

Vereador apresentou requerimento em que pede atendimento da rede “Tudo Fácil’ a vítimas de enxurrada

 

O vereador Leonardo Pascoal(PP) apresentou requerimento no qual pede que seja encaminhado ofício, endereçado ao governador e ao secretário de estado do Planejamento e Desenvolvimento Social, solicitando a realização de atendimentos itinerantes da rede “Tudo Fácil”. A ideia é que sejam emitidas carteiras de identidade e de trabalho para os esteienses que residem em áreas atingidas pelas últimas enchentes.

Como justificativa à sugestão, o parlamentar argumenta que Esteio foi fortemente atingida pelas enchentes, ocasião em que vários cidadãos teriam, segundo Pascoal, perdido ou danificado os documentos. O requerimento foi aprovado por unanimidade e será encaminhado ao governo do estado nos próximos dias.

 

Por Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 14986

Edição: Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Esteio pode ter passe livre em dias festivos


Proposta segue para Executivo para análise e posterior envio de projeto de lei ao Legislativo


A Câmara de Vereadores de Esteio estará encaminhado ao Executivo proposta para a instituição do passe livre em Esteio em dias de consultas públicas, eleições,  últimos domingos de cada mês e feriados. A iniciativa é do vereador Leonardo Dahmer (PT).  Conforme o anteprojeto de lei, as despesas decorrentes serão suportadas pela empresas concessionárias do transporte público, sem oneração no valor da tarifa. A ideia é garantir a participação do cidadão nas eleições e consultas populares, o que combateria, por exemplo, o transporte ilegal, moralizando a participação nas eleições. Já em relação ao pleito no Conselho Tutelar, onde o voto não é obrigatório, o vereador acredita que o transporte ilegal pode incidir negativamente no resultado. "A implantação do passe livre, ainda neste ano, permite que o cidadão interessado, possa participar das eleições, assim como os moradores que pretendem lazer nos finais de semanas e datas comemorativas", destaca. A matéria, aprovada pelo Plenário, segue para o Executivo ainda nesta semana para análise e posterior envio de projeto de lei à Câmara de Vereadores, caso aceita pelo prefeito.


Por Terezinha Bobsin Reg prof Mtb 7156

Câmara pede investigação do Ministério Público Federal sobre impactos de dique provisório


Barragem foi construída junto ao Arroio Sapucaia, na divisa de Esteio e Canoas, nas dependências da BR Distribuidora - Refinaria Alberto Pasqualini

 O vereador Marcelo Kohlrausch(PDT), com apoio do Plenário, estará encaminhando nesta semana um ofício ao Ministério Público Federal solicitando abertura de inquérito para investigar os possíveis impactos gerados pela construção de um dique provisório pela BR Distribuidora/Refinaria Alberto Pasqualini, localizada na divisa de Esteio e Canoas, junto ao Arroio Sapucaia. A barragem, edificada durante a enchente que afetou o município na madrugada do dia 14 de julho, foi denunciada pelos moradores que constataram o levantamento de terra por máquinas no Arroio Sapucaia, o que, segundo o vereador, pode ter prejudicado a área residencial de Esteio e causado impacto negativo. 

Além disso, o vereador está solicitando que a direção da empresa encaminhe à Câmara de Vereadores uma copia do projeto e as licenças ambientais para a edificação do dique. O documento foi aprovado em Plenário e deverá ser encaminhado ao MPF ainda nesta semana.

gallery1gallery1

Por Andressa Michels

Edição:Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

Jaime da Rosa: Cratera gera transtorno no bairro Santo Inácio

 

Broca em calçada no Parque Santo Inácio também traz riscos a pedestres; Pedido de Providências foi aprovado

 

Durante sessão semanal, realizada na última terça, dia 28, vereador Jaime da Rosa (PSB) apresentou pedido de providências. Em documento, parlamentar solicita que o Poder Executivo providencie conserto de broca, localizada em calçada a altura do número 20 da rua Luiz Carlos Moretti Nunes, Parque Santo Inácio.

Como justificativa, vereador relata que a cratera já causou queda de muro de residência e oferece risco aos pedestres, que são obrigados a caminhar na rua para desviar do buraco. O pedido foi aprovado por unanimidade.

Por Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 7156

Edição: Terezinha Bobsin Reg Prof MTb/RS 7156

 

Comissão de Justiça autoriza votação de projeto que concede terreno à Associação Afro-Umbandista de Esteio



Projeto que cede área no Parque Primavera para Associação Afro-Umbandista de Esteio vai ser votado em regime de urgência, hoje, durante sessão semanal da Câmara

Durante a tarde de hoje, 28, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, presidida pela vereadora Michele Pereira (PT), recebeu representantes da Associação Afro-Umbandista de Esteio (Afroes) para tratar de projeto de lei que concede à instituição área localizada na esquina da rua Paulo Pontes com a avenida João Paulo I, no Parque Primavera. Caso o projeto seja aprovado, o terreno vai ser utilizado para que a entidade possa continuar a realizar atividades religiosas. A concessão vai durar dez anos, prazo que pode ser renovado por igual período. Ao final da reunião, parlamentares aprovaram tramitação do projeto, que deve ser votado em plenário ainda hoje.

A área a ser concedida tem uma superfície de 187,50 metros quadrados e faz parte de área verde. Conforme o artigo 5° do projeto, a Afroes vai ter um ano para cercar o local e finalizar construção de calçada. Caso descumpra termos da concessão, o município pode rescindir contrato.

A representante da Afroes, Marli Terezinha Pereira Alves, ressaltou que a área já vem sendo usada por adeptos de religiões de origem afro-brasileira, que vão poder continuar a utilizar a área, mesmo que não façam parte da Associação. “Esse terreno está sendo usado por muitos ali, há anos. Até porque outros acham que, por ser um terreno da associação, nem todos podem usar. Mas, não é verdade.Mesmo que esse terreno seja uma concessão da Afroes, todo e qualquer afroumbandista de Esteio ou de qualquer lugar pode usar”, afirmou.

Além da presidente Michele, estavam presentes o secretário da Comissão de Justiça Marcelo Kohlrausch (PDT) e o membro da mesma Comissão, Rafael Figliero (PTB). Também compareceram à reunião os vereadores Beatriz Lopes (PT) e Jaime da Rosa (PSB). Representando a Afroes, além de Marli, também estiveram o secretário municipal de Administração, Uéverson Costa Alves e  o coordenador de Direitos Humanos, Jauri Machado.

Por Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 14986

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Reunião preparatória define data de sessão do Parlamento Metropolitano em Esteio


Comissão de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura deve agendar reunião na segunda quinzena de agosto

Aconteceu durante a tarde de segunda-feira, dia 27, no segundo andar da sede da Câmara Municipal de Esteio, reunião preparatória para sessão da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura do Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre. Participaram do encontro a presidente da Comissão Beatriz Lopes (PT) e o vice-presidente e vereador em Nova Santa Rita, Carlos Danilo Rosa de Araújo (SD). Também estiveram presentes o vereador Marcelo Kohlrausch (PDT), além do gabinete da vereadora Michele Pereira (PT). 

Na ocasião, os parlamentares discutiram possíveis soluções que devem ser tomadas para a resolução dos problemas com enchentes que têm afetado Esteio e demais cidades da região. O assunto vai ser a pauta que deve dirigir reunião, agendada, a princípio, para o dia 14 de agosto, às 13h30min. A data ainda precisa ser confirmada, já que depende do andamento de obras de reforma do plenário da Câmara de Esteio. A Comissão de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura do Parlamento Metropolitano, inicialmente, tinha sessão marcada para o último dia 22. Porém, a reunião foi cancelada devido às últimas enchentes.

O Parlamento Metropolitano é um fórum que reúne representantes das Câmaras Municipais de todas as cidades que formam a Região Metropolitana da Porto Alegre e tem por objetivo debater soluções conjuntas para os problemas dos municípios. A instituição tem estrutura parecida com a das câmaras municipais, contando com Mesa Diretora e comissões. O atual presidente é o vereador da Capital, Mauro Pinheiro (PT), Juarez Souza (PMDB - Gravataí) é o secretário geral, Luiz Antônio Castro (PT - São Leopoldo) exerce as funções de primeiro secretário e Valentin Melo (PT - Nova Hartz) é o segundo secretário.
O fórum é ainda dividido em seis polos legislativos regionais. A Câmara de Esteio faz parte do polo do Vale do Rio dos Sinos, que é presidido pelo vereador Guilherme Mota (PMDB - Nova Santa Rita).

 

Por Gustavo Santos Reg prof MTb/MG 14986

Edição: Terezinha Bobsin Reg prof  MTB/RS 7156

Câmara adquire motocicleta para gerar economia

 

O Legislativo de Esteio está contando com mais um veículo para a realização de pequenos serviços: uma motocicleta. Adquirida através de pregão eletrônico, o veículo  marca Yamaha, modelo YS 150 FAZER, cor branca, ano 2014/2015, vai servir para a realização de trabalhos que demandam de tarefas como entrega de correspondências, entre outras pequenas atividades. Segundo a presidente da Câmara, Jane Battistello(SD), a intenção é gerar mais economia com o combustível. O veículo será pilotado pelos dois servidores concursados, André Furtado da Rosa e Daniel Luiz Streck. O custo do veículo foi de R$ 8,4 mil. Até agora, a Câmara de Vereadores possuía um veículo para a realização de todos os serviços administrativos, bem como para uso dos vereadores e das comissões. "Além de gerar economia, a aquisição vai  liberar o carro para uso dos parlamentares", destacou.


Jane Battistello reassume presidência da Câmara


Por Terezinha Bobsin Reg prof MTB 7156

Câmara de Vereadores terá sessão na escola Clodovino Soares

 

A sessão da Câmara de Vereadores de Esteio das duas próximas terças-feiras, 28 de julho e 4 de agosto, serão transferidas para o Centro de Educação Básica Clodovino Soares, localizada na rua Ulisses  Pimentel, 610, bairro Teópolis.  O deslocamento, aprovado em Plenário na última terça-feira, 21,  se dará em função  das obras de instalação do piso da Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. Segundo a presidente da Câmara, Jane Battistello (SD), a mudança se faz necessária para que a empresa vencedora da licitação, na modalidade pregão eletrônico, possa realizar o trabalho com tranquilidade e segurança. "É de conhecimento de todos os vereadores que a administração tem se esforçado para trazer a nossa Casa novamente ao uso de toda a comunidade", destacou.

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156

Jane Battistello reassume presidência da Câmara

Segurança: Vereador pede mais iluminação em área próxima à Estação Esteio

 

Usuários do trem seriam assaltados com frequência, quando passam chegam no final da passarela que dá acesso à estação Esteio

 

Durante sessão realizada na noite da última terça-feira, dia 21,   vereador Leonardo Pascoal (PP) apresentou pedido de providências em que solicita ao Executivo reforço na iluminação junto ao  ponto de ônibus, localizado na BR-116, ao lado de passarela que dá acesso à Estação Esteio. Como justificativa, o parlamentar argumenta que assaltos costumam ser cometidos no local, com frequência, durante a noite. No mesmo documento, Pascoal ainda solicita que lâmpada de poste da rua 8 de Março, no Parque Primavera, seja trocada. O pedido foi aprovado por unanimidade.

Por Gustavo dos Santos - reg prof MTb/MG 14986

Edição: Terezinha Bobsin Reg Prof MTb/RS 7156

Câmara vai repassar recursos para auxiliar na compra de materiais para desabrigados

 

A Câmara de Vereadores de Esteio vai repassar ao Executivo, através da Secretaria de obras Viárias e Serviços Urbanos, o recurso de R$ 105 mil. A verba, oriunda do orçamento do Legislativo,  será destinada à Secretaria de Obras e será utilizada em prol dos desabrigados com as cheias da última semana.  Além disso, os vereadores aprovaram o repasse à Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo, também no valor de R$ 105 mil. A medida  atende ao pedido da direção do hospital, que relata a falta de repasse da contratualização entre o Estado e a fundação, que chega a R$ 5,5 milhões nos últimos três meses.
A verba, segundo o ofício destinado ao Legislativo, visa cobrir despesas com serviços prestados, especialmente nos setores de emergência e urgências hospitalares.  Outro recurso aprovado pelo Plenário, no valor de R$ 40 mil, vai ser destinado para auxiliar a Liga Feminina de Combate ao Câncer visando a aquisição de material de construção para construção no novo espaço, antes ocupado pelo Grêmio Marechal Rondon, na rua Garibaldi, adquirido em 2008 pela entidade. A redução foi aprovada em Plenário na noite de ontem (21), durante sessão que ocorreu na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. 
 Os recursos aprovados, que totalizam R$ 250 mil, serão reduzidos do orçamento da Câmara de Vereadores. "Vamos aguardar, agora, o Executivo nos retornar o pedido em forma de projeto de lei", relatam.


Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

Esteio: Comissão de Saúde discute demora nos atendimentos na Farmácia Básica

 

Vereadores ouviram de representantes da administração municipal explicações para demora no atendimento de usuários da farmácia

 
A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, integrada pelos vereadores Jaime da Rosa(PSB), Beatriz Lopes (PT) e o gabinete da vereadora Michele Pereira (PT),  se reuniu na tarde de hoje, dia 21, com representantes da Secretaria de Saúde para tratar de demora no atendimento dos usuários da Farmácia Básica Municipal. O problema vem sendo relatado com frequência, segundo o vereador Leonardo Pascoal (PP), que sugeriu o encontro. Estiveram presentes o vereador Leonardo Dahmer (PT); a representante da Secretaria de Saúde, Greice Krahe,  e a responsável pela farmácia, Carolina Melchior Leandro. 

Na ocasião, as representantes explicaram aos parlamentares que a demora se deve a nova exigência do Ministério da Saúde, da informatização no atendimento dos usuários. Os servidores estariam, segundo relato das representantes, ainda se habituando ao novo sistema. Além disso, nas duas últimas semanas, um funcionário entrou em férias e dois não foram trabalhar por terem sido atingidos pelas enchentes que afetaram Esteio.

As representantes acreditam que, quando novo sistema estiver funcionando plenamente, os problemas com demora no atendimento devem diminuir. Outra medida que, segundo as representantes, vai amenizar a situação é a  criação de uma farmácia distrital, visando resolver a falta de espaço para atender as demandas.  O local da nova unidade,  recomendado pelo vereador Pascoal, é que seja utilizado o prédio desocupado pela Brigada Militar, localizado no Jardim Planalto.

Por Gustavo Santos Reg prf MTB/MG 14986

Edição: Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

Ações do documento