180 anos da Brigada Militar do RS foram celebrados pela Câmara de Vereadores
O comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Andreis Silvio Dal'Lago, e o comandante do 34º Batalhão de Policia Militar de Esteio, major Rogério Pereira Martins, receberam uma honraria na noite de ontem (28), da Câmara de Vereadores de Esteio, pelos 180 da Brigada Militar no RS e pelos 15 anos da corporação no município. A cerimônia, de iniciativa da vereadora Fernanda Fernandes (PP), com apoio unânime do Plenário, foi dirigida pelo presidente da Câmara Municipal, Felipe Costella(PMDB). Em seu discurso, a vereadora ressaltou o serviço prestado e a história da Brigada. "Ao longo de sua trajetória, a Brigada Militar alcançou a condição de ser a única instituição presente em todos os municípios sendo um ícone da segurança. Ela se transformou no maior órgão estadual de ação na garantia dos direitos humanos, do respeito à lei e a ordem", ressaltou.
Na oportunidade, Dal'Lago, recordou que, em 2012, os 175 anos da Brigada Militar também foram comemorados pela Câmara. O coronel, que foi comandante do 34º BPM de Esteio, disse que poucas instituições no estado perpassam esta linha de tempo. "É bem simples: a Brigada Militar é útil à comunidade; na defesa social, na preservação e na manutenção da ordem pública. Passados os períodos conturbados, hoje somos a força da comunidade. A Brigada Militar, em Esteio, não está quieta ou encolhida, apesar da crise. E estamos tendo atitudes e sendo gigantes, os valorosos soldados e sargentos desta instituição", afirmou.
O vice-prefeito, Jaime da Rosa (PSB), presente na solenidade, agradeceu todo o esforço que a Brigada Militar vem fazendo na manutenção da paz e da ordem. Jaime também falou que a Brigada caminha ao lado do Poder Executivo.
Participaram da cerimônia os vereadores Euclides Castro (PP), Ari Zanoni (PSB), Luiz Duarte (PT), Mário Couto (PDT), Rute Pereira (PMDB) e Sandro Severo(PSB), além de autoridades da área de segurança.
Na foto: da esquerda para direita - major Pereira Martins, Fernanda Fernandes, Coronel Silvio Dal´Lago e Jaime da Rosa.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156
Fotos: Danielle Della Passe - Jornalismo