História
A história da Câmara Municipal de Esteio confunde-se com a trajetória da cidade. Em 1954, a 20 de dezembro, foram eleitos os primeiros vereadores, para um mandato de apenas dez meses, conforme estabelecia o artigo 3º da lei estadual 2.520, de 15 de dezembro de 1954, que criou o Município. Este primeiro período legislativo iniciou-se em 25 de fevereiro de 1955 (três dias antes da emancipação da cidade), quando os parlamentares foram diplomados e realizaram a primeira sessão extraordinária, no antigo Clube do Comércio.
Os vereadores da primeira Legislatura, que terminou em 31 de dezembro de 1955, eram os seguintes:
Durante várias décadas, a Câmara de Esteio não teve uma sede própria. Desde 1955, as sessões foram realizadas em vários locais. Dentre eles estava o Salão Nobre da Prefeitura, como pode ser visto na foto abaixo, datada de março de 1975, na ocasião em que o Legislativo esteiense realizou uma sessão solene.
A partir de 1990, as atividades administrativas e sessões da Câmara de Esteio passaram a ser realizadas no subsolo da Prefeitura. A fotografia abaixo mostra os vereadores reunidos, em 2004, no antigo plenário, que hoje é o auditório da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos.
Em 2002, a Câmara comprou um terreno na Rua 24 de Agosto, 535, no Centro. Alguns anos depois, após a realização dos processos de licitação, a construção do novo prédio foi iniciada. A foto a seguir foi feita em abril de 2008, quando os trabalhos de estruturação das escadarias da Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer estavam quase terminados e a edificação da recepção, localizada no primeiro andar, estava em estágio inicial.
O prédio foi inaugurado em 29 de dezembro de 2009, porém os setores administrativos da Casa e os gabinetes dos vereadores passaram a funcionar no local somente em 30 de setembro de 2010. Já em 5 de outubro do mesmo ano, os parlamentares reuniram-se para a realização da primeira sessão ordinária no local. A imagem abaixo mostra um momento daquela ocasião.